Você lembra a Ponta Negra sem aterro? A praia que obedecia à cheia do Rio Negro
Antes da obra de 2012, a areia da Ponta Negra sumia na cheia e voltava na vazante. O aterro criou a praia perene — e trouxe buracos, afogamentos e interdições.
Por Redação

Quem frequentava a Ponta Negra antes de 2012 lembra: a praia não era um lugar fixo, era uma estação do rio. A areia aparecia na vazante e desaparecia na cheia, quando o Rio Negro cobria a faixa e deixava só o calçadão e os mirantes. Entre 2011 e 2012, a prefeitura aterrou a orla e criou a praia perene. Desde então há areia o ano inteiro — e uma pergunta que não seca: era melhor antes ou agora?
A praia era do rio
A enseada tem cerca de 3 km, e o leito natural é de areia branca, com blocos de arenito da Formação Alter do Chão aflorando — os lajeiros. Na vazante, o desnível entre o calçadão e a areia chegava a 30 metros, segundo o laudo do Serviço Geológico do Brasil (SGB). O complexo de calçadão, anfiteatro e quiosques é dos anos 1990, quando a praia já era ampliada com areia de fora.
O aterro
A virada veio em 2011-2012, na requalificação do complexo: a prefeitura lançou na orla cerca de 1 milhão de metros cúbicos de areia, segundo a própria administração, para criar uma faixa que não submergisse nem na cheia. A praia perene, de 4,8 mil metros quadrados, foi entregue em 2012. A obra custou cerca de R$ 12 milhões e ocupou 600 metros dos 2 km da praia, segundo a Amazônia Real; o aterro avançou 80 metros rio adentro, com areia fina amarelada e sem contenção, segundo o SGB.
O que o rio cobrou
O problema apareceu rápido. A “saia” do aterro — a parte da frente, onde a areia encontra o leito natural — ficou com desníveis de 0,5 m a mais de 6 m; em fevereiro de 2013, o SGB mediu depressões de 6 m a 10 m. Na beira da água, a profundidade podia cair de repente.
Os afogamentos fatais se acumularam nos meses seguintes à entrega, e os números variam conforme o levantamento: 12, segundo o G1; 13, no laudo do SGB; 16 entre julho e novembro de 2012, na apuração da Amazônia Real. Em 23 de novembro de 2012, por recomendação do Ministério Público, a prefeitura interditou a praia. Um termo de ajustamento de conduta de março de 2013 fixou a cota de segurança de 16 metros. A praia reabriu em abril e voltou a ser fechada em 2015 e em 2024, nas secas que derrubaram o rio abaixo dessa cota.
O rio continua mandando
Em 2018, um novo aterro ampliou a praia e, segundo o laudo do SGB de 2023, criou uma superfície ainda mais irregular, com aumento brusco de profundidade. O órgão recomenda o fechamento temporário e um estudo geotécnico, e aponta que os desníveis continuam ao alcance dos banhistas a partir da cota de 16 metros.
O diagnóstico sobre o futuro é direto: “Dado o aspecto construtivo do aterro, realizado sem contenção e a dinâmica fluvial de um grande rio, como o Negro, há de se esperar que ocorra uma alteração em função da erosão fluvial, acomodação do terreno, e transporte de material aterrado.” O rio, segundo o laudo, deve voltar a buscar suas condições naturais — erodindo o aterro.
Antes ou agora?
O balanço tem dois lados. Antes, a praia era branca, larga e imprevisível: sumia na cheia, e quem quisesse banho de rio tinha de esperar o rio baixar. Agora, Manaus tem um balneário gratuito de uso o ano inteiro, palco de eventos — a prefeitura celebra a praia que “não desaparece mais sob as águas do Negro durante a cheia”. O preço está nos laudos: fundo irregular, afogamentos, interdições que se repetem e manutenção sem fim, num aterro que o próprio rio tende a desmontar.
A pergunta não se resolve com laudo — o laudo mede o risco, não a saudade. Quem cresceu vendo a areia aparecer na vazante e sumir na cheia tem uma resposta; quem só conhece a praia perene, outra. A Ponta Negra deixou de ser um lugar que o rio desenhava para se tornar um que a cidade redesenha todo ano.
O AmzLive transmite a Ponta Negra ao vivo. E o passeio em 4K pelo calçadão mostra a orla como ela está hoje.


